PREMISSA
Por ocasião dos recentes questionamentos que chegaram na tarde de hoje ao gabinete desta Sagrada Congregação acerca da natureza e da finalidade deste nosso Apostolado virtual exercido no Habblet Hotel, julgamos oportuno prestar alguns esclarecimentos, com o fim de dissipar qualquer interpretação incorreta e, por vezes, adulterada, sobre a nossa consistência e a posição deste clero virtual. Não raro, algumas interpretações e opiniões isoladas apresentam a nossa estrutura pastoral como contrária à Doutrina da Santa Igreja Católica e do seu Sagrado Magistério, representando uma ruptura com a Igreja Católica da realidade. Estas errôneas interpretações, portanto, não correspondem, de forma alguma, com a missão deste clero virtual, que busca seguir o chamado do Divino Mestre, proposto no âmago das Sagradas Escrituras; ''Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura'' (Mc 16,15). Nessa ótica, divulgamos alguns aspectos referentes a nossa Natureza Eclesial, que compreende a urgente necessidade de atender ao apelo salvífico de Nosso Senhor e anunciar a Boa-Nova até mesmo nos mais recentes meios cibernéticos.
I.
Apectos gerais
a) Da nossa missão enquanto clero;
Enquanto cristãos católicos, pelo sagrado Batismo incorporados na Igreja, Esposa de Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, cabe-nos a redentora missão de guardar a Fé e revelá-la à humanidade. Nossa missão, alicerçada na "Sede sal da terra e luz do mundo!" (Mt 13,14) busca, em forma de Apostolado católico, difundir e salvaguardar a salutar Doutrina deixada por Nosso Senhor e reafirmar a indelével autoridade da Igreja Católica Apostólica Romana como única e verdadeira fonte, sem a qual é impossível alcançar a salvação.
b) Sobre a hierarquia do Clero, sua estrutura pastoral e a validação sacramental online;
A Igreja, em sua milenar Tradição, desde as catacumbas de Roma, sempre buscou valer-se de sinais exteriores que identifiquem a Fé Católica, portanto, partindo deste princípio, salientamos que a nossa estrutura pastoral, baseada na hierarquia do clero da realidade, bem como as reuniões litúrgicas que celebramos e a forma pastoral estabelecida, de acordo com a realidade cibernética a qual estamos inseridos, constituem-se como uma simbólica referência à Fé que praticamos e buscamos propagar. Outrossim, torna-se incorreta qualquer interpretação que julgue simulacro as celebrações litúrgicas as quais fazemos referência e buscamos, simbolicamente, realizar, valendo a esta Sagrada Congregação ressaltar que, em qualquer dessas representativas celebrações são omitidas as palavras consacratórias, evidenciando, portanto, o nosso respeito e a plena consciência de que a realização dos Sacramentos é um privilégio concedido aos Ministros Ordenados da Santa Igreja Católica.
Conclusão
Considerações finais
Concluindo os necessários esclarecimentos, reafirmamos que a Igreja Católica do Habblet contitui-se em uma comunidade de fé, em formato de Apostolado, espelhada na Igreja e na Fé a qual comungamos, chamada a testemunhar o Amor de Cristo neste meio virtual, arrebanhar, de forma incansável, as almas e evangelizar os incrédulos, pois "nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos" (Cor 1,23).
Dado em Roma, na Sede desta Congregação, no dia 11 de fevereiro de 2023, Festa de Nossa Senhora de Lourdes.
Carta sobre a Natureza Pastoral e Doutrinária da Igreja do Habblet Hotel
† Enrico Cardeal Rivera
Prefeito